O centro histórico de Lima é perfeito: nada de trânsito – apenas pedestres fazendo a festa – , nenhum lixo no chão, policiais para todo lado, prédios lindos e super conservados. Não poderia ser melhor. Tudo bem, eu sei que não é todo dia assim, mas isso realmente foi o que encontramos. E mais uma vez por causa da Cúpula. Imagino que a Plaza Mayor seja sempre linda, mas aquele dia com certeza era especial. Os encontros estavam ocorrendo no Palácio do Governo e o trânsito nas proximidades da praça estava impedido. A imprensa e a polícia estavam lá, então nós turistas podíamos tirar fotos à vontade, andar no meio da rua, sem nos preocupar com carros ou assaltos. E os ângulos, é claro, eram os melhores possíveis.
Foi na Plaza Mayor que Francisco Pizarro fundou Lima em 1535. Nela estão representados os principais poderes do Peru, através do Palácio do Governo, do Palácio Municipal e da Catedral. Cada construção é mais linda que a outra.
Um dos prédios de que mais gostei foi o Palácio Arquiepiscopal. Adorei as sacadas de madeira!
Andando pelos arredores da praça, encontramos várias outras construções interessantes e que talvez não perceberíamos caso a cidade estivesse com seu movimento habitual.
Uma visita imperdível em Lima é ao Convento de São Francisco. Na verdade trata-se de um complexo arquitetônico que engloba a igreja, o mosteiro, um lindo jardim, uma enorme biblioteca, diversas salas com diferentes propósitos e as catacumbas. Muitas partes da construção não são abertas ao público, pois ainda hoje o mosteiro está em atividade. A entrada custa 5 soles e inclui a visita guiada, em inglês ou espanhol.
Andar pelas catacumbas pode parecer um pouquinho mórbido. A maioria dos limenhos eram enterrados ali quando a cidade ainda não possuía cemitério e hoje os ossos estão separados por tipo, formando estranhos desenhos.
De volta à luz do dia, caminhamos pela Jirón de la Unión, uma rua para pedestres, até a Plaza San Martín. E as fotos não estão embaçadas, novamente era apenas o céu cinza de Lima…
Pra fechar nossa passagem por Lima e também a nossa viagem, fomos ver o Oceano Pacífico de pertinho…
… e experimentar o ceviche, um dos pratos tradicionais do Peru.
Uau! muito bacana tive esse privilégio de conhecer Lima é muito lindo!! AMEI.
Rosi, o centro histórico é mesmo muito lindo! Ainda mais em um dia vazio como o dia em que estive lá. :-)
Natie, sabe que foi até tranquilo? A parte chata é justamente se tratar de uma catacumba, então é um lugar meio apertado, sem circulação de ar… Mas os ossos em si até que não me assustaram. E olha que eu não sou muito fã de coisas macabras.
Pode perguntar o quanto quiser, viu? :)
Beijos!
Camilinha,
Você visitou as catacumbas numa boa? Estou começando a planejar a minha viagem ao Peru e estou com medo de ficar muito "impressionada" nessa parte do roteiro de Lima.
Acho que você ainda vai ver muitas vezes a minha carinha fazendo perguntas por aqui =)
Suas dicas vão me ajudar bastante.
Bjs e bom domingo procêis.
Oi Camila,
Segue o link do meu blog http://teencontroviajando.blogspot.com/
Ainda estou postando sobre a viagem… é muito detalhe e agora as férias acabaram..rs
Bjs
Que legal, Alê! Assim que criar o blog venha aqui deixar o link, tá?
Beijos!
Oi Camila,
Acabei de voltar do Peru e amei a viagem, alias, vim aqui agradecer as dicas… foram ótimas! Fiquei fã do InkaFe em Cusco e do Bembos..rs
Me inspirei tanto que vou criar um blog também e vou indicar o seu!
Beijos
Ana, em La Paz e Copacabana ficamos no Hotel Rosario (http://www.hotelrosario.com) e os dois são muito bons, principalmente o de La Paz. O restaurante de que mais gostei foi o Inka Fe, em Cuzco. Foi a melhor comida de toda a viagem! Fica em San Blas. Acho que são esses os que merecem indicação, mas ao longo dos posts há mais informações, menos de Nazca e Arequipa, que eu não conheci.
Um abraço!
Camila,
Vou ao Peru e a Bolívia com meu marido em Agosto. Você tem indicações de hospedagens e lugares para comer em: Lima, Cusco, M Picchu, Copacabana, Ilha do Sol, NAzca, Arequipa e La Paz? Qualquer ajuda é de graaaande importância.
Beijos
Ana
Carla, quem sabe o dólar não cai e eu acabo indo pra Patagônia!!! : ) Se bem que acho que é sonhar demais…
Beijos!
Mirella, eu também queria ir ver as linhas de Nazca, mas ficava meio fora de mão, sabe? E como tínhamos que escolher, Nazca acabou ficando de lado. Mas acho que deve ser muito legal! E não deixe de incluir Lima. Pelo menos uma paradinha antes de pegar o próximo vôo vale a pena! Beijos!
Fiquei curiosa também com uma próxima viagem…a gente que acompanha também fica em depressão quando uma viagem tão legal acaba…
Taí… sempre pensei em Macchu Picchu, mas nunca em Lima… agora pintou até uma vontade de inclui-la no roteiro. O que eu queria era ver os desenhos/linhas de Nazca de avião. Vc foi?
bjks
Luisa, agora tenho duas depressões pós-viagem: uma quando ela acaba e outra quando acabo de postar… :(
Beijos!
Camila, que delcia esse centro da cidade vazio! Acho que não vou ter a mesma sorte… Mas tá valendo!
Que pena que acabou essa viagem! E que venham as próximas!
Bjs
Carol, nem me fale! Com esse dólar agora tá até difícil planejar a próxima viagem… Marquei minhas férias pra fevereiro, mas até agora não sei pra onde ir! Ainda bem que não faltam lugares maravilhosos no Brasil, caso uma viagem ao exterior fique meio inviável. : )
Beijos!
Emília, imagino que em um dia normal nem seja possível ver como tudo ali é lindo. Bom que nesse dia deu até pra driblar o céu sem graça! ;-)
Camila,
Tá chegando ao fim? Não teremos mais postagens dessa sua viagem maravilhosa??? Snif….
Mas fechou com chave de ouro, ein?
Lima (apesar de cinza) pareceu mesmo um lugar bem legal de se visitar. Adoraria conhecer o Convento SF, mas confesso que achei bem bizarro os desenhinhos com restos ossais. UI!
Cada lugar com sua particularidade!
E agora??? Vamos viajar contigo pra onde?? As férias estão chegando… queremos saber…
Beijos
Adorei o post, lindíssimas construções tem Lima e vocês deram uma super sorte mesmo, as fotos ficaram ótimas mesmo com o céu cinza, hehe…
Gostei demais do claustro do Convento de São Francisco, assim como esse ceviche suculentíssimo. Quero um! E mais posts, chuiff…pena que acabou.
Carla, foi mesmo muita sorte! Acho que agora só quero viajar para grandes cidades quando houver um evento desse tipo. ;)
Camila, que privilégio passear pelo centro de Lima vazio desse jeito! Nem parece a mesma cidade que eu vi… ;-)