Em La Paz fizemos a reserva do hotel em Copacabana: o Hotel Rosario del Lago. Depois de acompanhar a viagem da Carla não havia como escolhermos outro lugar. E foi por isso também que nos hospedamos no Hotel Rosario em La Paz. Na Bolívia dá até pra gente fingir que é rico, tudo lá é muito barato (no Peru a gente voltou à realidade e se hospedou em albergues). Os dois hotéis valem mais que o preço que pagamos (menos de 50 dólares a diária), mas o de La Paz com certeza é ainda melhor que o de Copacabana. De qualquer forma, não há defeito que não fique pequeno perto de uma vista como esta, que era a que tínhamos do nosso quarto no Hotel Rosario del Lago:
Como o tempo nas viagens sempre é curto, tivemos que desgrudar os olhos da janela e sair para a rua. A primeira parada só podia ser em um restaurante, já eram quase 3h da tarde e nossa última refeição tinha sido o café d manhã! E o cardápio não podia ser outro: truta do Lago Titicaca! O restaurante escolhido foi o Peña Colonial. O ambiente é uma delícia, mas o atendimento deixa um pouco a desejar… Já a truta me lembrou bastante os nossos peixes de água doce.
Quase em frente ao restaurante, no cruzamento das avenidas 16 de Julio e 6 de Agosto, há um posto de Informações Turísticas. Lá fomos muito bem atendidos e recebemos ótima orientação. Decidimos que faríamos o passeio à Isla del Sol no dia seguinte e o resto da tarde dedicamos à cidade. Começamos pelo Santuario de la Virgen de Copacabana. Achei a catedral bem diferente das que temos no Brasil. É muito bonita e em frente há uma pracinha ótima para nos aquecermos sob o sol.
Nas redondezas vimos uma feira interessante, com um monte de pipoca a venda!
No fim da tarde fomos assistir ao pôr-do-sol do melhor ângulo possível em Copacabana: o Cerro Calvario. A subida demorou 25 minutos. E que subida! Não se esqueçam de que estamos falando de quase 4 mil metros de altitude! Acho que até o fim da viagem não nos aclimatamos e nesse dia ainda estávamos no começo. Mas subindo devagar e fazendo paradas é perfeitamente possível.
Quando a gente chega lá em cima esquece qualquer cansaço! E a vista é simplesmente espetacular!
Impossível é decidir de qual ângulo o lago é mais fotogênico. Na dúvida, fico com todos!
Estes são uns amiguinhos que fizemos lá em cima. Eles moram em La Paz e estavam no Lago pela primeira vez. Eles subiram na frente dos pais e esse aí do meio quase me matou do coração praticamente se pendurando nas pedras! E a segurança, bom, não é o forte do lugar…
Acabamos desistindo de ver o pôr-do-sol lá de cima, pois a trilha já estaria escura na descida e em alguns pontos ela é estreita e com pedras soltas. Era melhor não arriscar. Então descemos até a metade da montanha e lá esperamos o grande momento! E não nos decepcionamos!
Veja todos os posts da nossa viagem por Bolívia e Peru.
Hahaha… Eu imaginei, Camila, pelos comentários! Mas é sério, ele está de parabéns mesmo – as fotos estão um espetáculo!!! :D
Carla, o fotógrafo de quase todas as fotos da viagem é meu namorado. Ele vai ficar todo inchado… hehehe
Quase tive um ataque com esse menino aí mesmo. E não adiantava chamar, ele não queria nem saber. A mãe quando chegou lá em cima e o viu soltou um “CARAMBA!!!” Criança é tudo igual mesmo…
Lindíssimas as fotos!!! Fazem mesmo justiça ao lugar – parabéns ao fotógrafo… ;-)
Quase morri do coração também só de ler a história do menino se pendurando nas pedras… Essas crianças – só mudam de nome e endereço, mas aprontam em qualquer lugar do mundo…
Então o Rosario de La Paz é ainda melhor que o de Copacabana? Camila, acho que eu já preciso voltar!!!
Oi, Carol! Acho que a aclimatação faz muita diferença mesmo. A gente se sente até humilhado quando os bolivianos passam ao nosso lado na maior rapidez e a gente lá quase morrendo… : )
Luisa e Arthur, obrigada pelas visitas! Acabei de postar as fotos da Isla del Sol, que pra mim são umas das mais lindas de toda a viagem!
Oi, Camila
Estava pesquisando sugestões de viagens pela América do Sul,e vim parar aqui!
Adorei seu blog! Seus textos são super leves e explicativos e as fotos são ótimas! Parabéns!
Bjs
Belas fotos mesmo, parabéns!
Lindo, lindo, lindo!!
Que lugar espetacular…, tanto a vista do hotel quanto a do Calvario. Show de bola. Fico só imaginando a aventura que é subir tão alto e ainda sem estar totalmente aclimatizado!! Dureza ein?
Beijos
Emilia, difícil está sendo escolher as fotos da Isla del Sol… Uma mais linda que a outra! As paisagens “ajudam”, né? E o fotógrafo aí de cima também! : )
Camila, que espetáculo essas fotos do cerro…lindíssimo!
Fotos lindas hein!
Quem é o fotografo?