Acho que quem vai a Paraty inevitavelmente irá fazer um passeio de barco, já que essa é a única forma de explorar a baía e conhecer algumas de suas diversas ilhas. Como a costa é toda recortada, algumas praias só são acessíveis pelo mar. É possível contratar um barco no cais para um passeio mais privativo ou se juntar a mais pessoas em alguma das escunas que partem diariamente, por volta das 11h. Nós achamos que contratar um barqueiro apenas para nós dois seria meio sem graça e também caro (nem chegamos a olhar o preço), então escolhemos o passeio de escuna. Na verdade a escolha foi totalmente de última hora, pois saímos do hotel ainda sem saber o que faríamos naquele dia. Não estava chovendo, então pensamos em sair de barco. Paramos na primeira agência de turismo que avistamos, soubemos que a escuna já estava quase partindo, pagamos R$ 30,00 por pessoa e corremos para o cais felizes da vida por termos encontrado o que fazer naquele dia.
Como não era alta temporada, nenhuma escuna estava lotada, apesar de ser fim de semana. Na nossa havia cerca de 30 pessoas, o que fez com o que o passeio fosse bem tranquilo. Imagino que nos feriados talvez fique meio muvucado.
O passeio também é obrigatório porque é do barco que você vai conseguir tirar a clássica foto da Igreja de Santa Rita com as montanhas ao fundo, cartão-postal de Paraty.
Durante o passeio é possível avistar várias ilhas, mas a maioria a gente vê só de longe mesmo, porque são propriedades particulares. Eu não decorei o nome de nenhuma, mas achei todas bastante fotogênicas!
Os passeios de escuna duram cerca de 5 horas. Nós paramos em duas praias: Praia Vermelha e Praia da Lula. Só não me pergunte qual é qual, porque eu não sou muito boa com esse negócio de nomes…
Acho que o mais legal mesmo no passeio nem são as paradas, mas o cenário maravilhoso que se avista o tempo todo. Há sempre um barquinho charmoso aqui e ali e lindos pássaros ornamentando a paisagem.
A água também merece um comentário especial. É um verde lindo! E mesmo com o tempo nublado era possível ver como é transparente. Hipnotizante!
Infelizmente nosso passeio não durou tanto quanto deveria. Vimos a chuva se aproximando aos pouquinhos e não teve jeito, ela nos alcançou! E não foi qualquer chuvinha não! O vento era frio e forte e não havia onde nos esconder dele e da água. Corremos todos para a cozinha, única parte da escuna que não ficou toda encharcada, mas mesmo quando a chuva passou o passeio ficou bem prejudicado.
No fim das contas voltamos mais cedo para casa o hotel, totalmente molhados e com frio, mas ainda assim valeu muito a pena! Um dia que começou sem nenhuma programação acabou sendo bem emocionante.
Oi Camila, estou indo pra lá esse final de semana… e acho que meus dias serão nublados, com chuva e frio… estou aqui buscando o que fazer eheheheh…
Vou torcer para o sol aparecer, Mi! :-)
ja estive ai, e muito lindo! valeu a pena cada segundo
Rsrsrs O lugar é mesmo especial… Com chuva, sem chuva! O negócio, realmente é saber olhar e apreciar a maravilha com que a natureza abençoa Paraty! Sou loucamente paixonada por aquele lugar! Estou indo para lá na próxima 6ª feira… E estou na contagem regressiva! Quem me vÊ tão assim euforica, não imagina que lá seja meu destino favorito e que já estive em Paraty diversas vezes! rs Já peguei chuva, tempestade, garoa… Sol escaldante… Mas nada, absolutamente nada muda a magia que as lembranças exercem sobre mim! Ai, ai… Paraty! à proposito: adorei suas fotos e seus comentários… Parabéns!
Sua relação com Paraty deve ser como a minha com Tiradentes. Vou e volto diversas vezes sem nunca me cansar. :-)
Priscila, eu nem cheguei a olhar o preço do barco, mas acho que a escuna valeu a pena. Fora da alta temporada é tudo mais fácil, né?
Camila, nós também fomos de escuna pois achamos muito caro alugar um barco só para 4 pessoas. E assim como vc, não era alta temporada, então estava tranquilo ir de escuna.
Arthur, mas você viu que existem os sortudos. A Carol, por exemplo, parece encontrar o sol em qualquer praia! ;)
O passeio de escuna com sol já é milagre, Camila… ;)
Tiago, é uma pena que Paraty já acabou por aqui! Mas a viagem não! Logo mais postarei a continuação.
Carol, mesmo com o problema da chuva, o passeio foi bem legal (enquanto durou). E a paisagem já estava tão linda com o tempo nublado que eu nem imagino como seja com sol…
Beijos!
Camila,
Passear pelas águas de Paraty é imperdível mesmo! Mas uma peninha que o sol não esteve presente, pois com ele a paisagem muda completamente!!! É linda!
Vou torcer pra que num próxima visita para lá, o sol os acompanhe!
Beijos
Estou saboreando teus posts sobre Paraty, Camila! Show!
Beijo