Tallinn é uma cidade perfeita para se conhecer a pé. Meu encantamento pelas estreitas ruas medievais ficou mais que evidente quando falei sobre o Centro Histórico de Tallinn, mas um passeio pela cidade não ficaria completo sem que ela fosse admirada também do alto. Por alguns minutos, trocamos os irregulares calçamentos de pedra pela visão de charmosos telhados vermelhos e muralhas de pedra num horizonte enfeitado por pontiagudas torres de igreja. Tivemos essa experiência logo nas nossas primeiras horas em Tallinn e, mesmo com o dia chuvoso, ficamos deslumbrados!
Para se ter umas das melhores vistas de Tallinn é preciso suar um pouquinho e encarar os 258 degraus até a torre da Igreja de Santo Olavo. Construída no século XIII, a igreja chegou a medir 159 metros por volta de 1500, ostentando o título de prédio mais alto do mundo na época. Nos séculos seguintes a construção foi atingida diversas vezes por raios que a incendiaram pelo menos três vezes. Por isso hoje a torre é mais modesta e se mantém há cinco séculos com apenas 124 metros.
A subida é um pouco cansativa, mas totalmente possível. Durante todo o percurso cruzávamos com outras pessoas descendo e muitas nos animavam dizendo que valeria a pena. Os claustrofóbicos talvez não se sintam muito bem, pois a escada, uma espiral que parece interminável, é estreitíssima.
Não preciso nem dizer que o esforço vale a pena, né? Quando chegamos no alto, um vento frio uma brisa imediatamente nos refrescou. E a vista nos deixou boquiabertos. O bom é que não tinha muita gente lá em cima e maioria das pessoas mal chega e desce rapidinho (culpa da brisa?), então é só ter um pouquinho de paciência para curtir a super vista com a maior tranquilidade.
As igrejas e as antigas torres de proteção da cidade são os pontos altos da paisagem para os quais todas as câmeras se voltam, mas o legal é que lá de cima a gente enxerga a cidade além da parte histórica. Vemos o Mar Báltico e o porto de Tallinn com seus navios de cruzeiro e os ferries que ligam a cidade a Estocolmo e Helsinque.
O nome da igreja – Oleviste, em estoniano – é uma homenagem ao rei norueguês Olavo II, mas há uma outra versão da história. Na verdade há várias versões, mas todas dizem que o construtor da igreja, chamado Olev, teria morrido ao cair da torre quando finalmente terminou seu serviço. Mesmo que seja apenas uma lenda, não é muito agradável pensar no assunto quando se está no andaime ao lado do telhado, um espacinho apertado destinado aos turistas.
A entrada na igreja é gratuita, mas o acesso à torre custa 2€ (preço em agosto/2011). Para se ter a melhor vista da Igreja de Santo Olavo (à esquerda na foto abaixo), e não a partir dela, é preciso ir a outro ponto de observação: o terraço na Kohtu, umas das ruas que levam a Toompea. O espaço não é um cantinho desconhecido e periodicamente é invadido por grupos de turistas em excursão, mas, se você der sorte de encontrar o lugar vazio, pode sentar para aproveitar a paisagem e descansar depois de subir e descer os morros. Não é muito difícil quando se passa por lá diversas vezes ao dia. ;-)
Veja também:
Veja todos os posts no Viaggiando sobre minha viagem ao Norte da Europa!
Olá, á tdos! Gostaria de saber se tem como sair do Porto Tallinn Muuga, de transporte Publico. Estacao é distante do Porto? Vou ter 04 hs somente. Eu li qualquer coisa q O HOP ON -HOP OFF. fica logo na saida do Porto?
Bem gente fico no aguardo.
Muito grata :)
Lindinha, infelizmente não poderei te ajudar, pois cheguei a Tallinn de ônibus e não fui até o porto. Mas é uma cidade com boa infraestrutura, então imagino que você não terá problemas para se locomover lá, ainda mais a partir do porto, onde chegam muitos turistas.
Adorando as dicas! Estou indo no final do mes para Tallinn. Conheci agora seu blog e já gostei! hehe
Tallinn é linda, João! Espero que você goste de lá tanto quanto eu. E aqui estão todos os outros posts sobre a cidade, caso você ainda não tenha visto: https://www.viaggiando.com.br/search/label/Est%C3%B4nia
Um abraço!
Oi Camila!
Adorei seus posts sobre Tallinn…
Estou planejando uma viagem para a cidade para Maio do ano que vem.
Meu marido com certeza vai querer subir essas escadas… Mas acho que vou ter quer ficar esperando lá embaixo… Tem alguma lojinha por perto!? hihihihi
Ju, não me lembro de ver muitas lojas, mas a igreja fica dentro do centro histórico e há muita coisa para ver por lá. Eu andei bastante por aquelas ruelas e não enjoei. ;-)
Oi, Camila. Tudo bem?
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem ;)
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia Paulista
Oi, Bóia! Obrigada mais uma vez! :-)))
Essa vista de telhadinhos é tão bonitinha, né? Por isso que gosto tanto de mirantes em cidades pequenas / antigas ou pelo menos não dominada pelos prediões.
É exatamente isso! Imagine um monte de prédios em Tallinn! Iriam estragar totalmente a paisagem!
Tallinn é lindinha mesmo!! :)) … A última foto está perfeita!! :))…para mais tarde recordar…
Margarida, quase não temos fotos juntos nas viagens, mas nessa aí tivemos sorte de encontrar um bom fotógrafo. :-)