Ao retornar a um lugar que nos marcou, a expectativa é inevitável. Será que conseguiremos nos emocionar novamente? Paisagens já conhecidas conseguirão fazer nossos olhos brilharem? A vontade de rever o que nos encantou convive com o medo da decepção, de que experiências ruins substituam as belas memórias que guardamos. Nós havíamos gostado tanto de Colonia del Sacramento na primeira vez em que estivemos lá que seria meio difícil ter uma segunda impressão diferente, mas é claro que muita coisa mudou delá para cá. Mais de 5 anos se passaram. Viajamos muito desde então. Vimos muitos lugares bonitos, mudamos de cidade, nos casamos. Enfim, já não éramos os mesmos. E Colonia? Será que ela ainda seria a mesma?
A primeira foto abaixo, à esquerda, foi tirada em março de 2007. A da direita na nossa última viagem, em setembro de 2012. Elas ficaram bem parecidas, mas há algumas diferenças. A primeira coisa que se nota é que no verão as árvores estavam bem mais verdes e floridas, enquanto no final do inverno os galhos ainda estavam secos. Mas a maior alteração não é culpa das estações: Colonia foi descoberta! Havia muito mais turistas nessa última viagem. Tirar uma foto da Calle de los Suspiros sem ninguém por perto já não é uma tarefa fácil!
Sim, Colonia foi tomada pelos turistas e no inverno a natureza não é tão generosa, mas as queixas param por aqui. A cidade continua encantadora e parece ter parado no tempo, não só nos últimos anos, mas nos últimos séculos. Foi uma delícia percorrer novamente as vielas com calçamento de pedra e reconhecer alguns lugares pelos quais passamos, como museus que visitamos e a igreja que nos protegeu de uma chuva forte há alguns anos.
O Uruguai cresceu e se modernizou e os carros antigos já não são tão comuns nas estradas, mas ainda podem ser vistos pelas ruas de Colonia. Um pouco mais velhos e judiados, é verdade, já que o tempo é inexorável, mas ainda charmosos.
O farol construído ao lado das ruínas do Convento de San Francisco continua sendo um dos pontos mais fotogênicos da cidade. Atire a primeira pedra quem consegue sair de lá com poucas fotos!
O mesmo pode ser dito do Portón de Campo, a antiga entrada do bairro histórico, ao lado do qual ainda restam alguns pedaços da antiga muralha que circundava a cidade, erguida pelos portugueses, os fundadores da cidade, no século XVIII. Dessa vez tivemos que esperar um tempão para conseguir tirar algumas fotos sem ninguém por perto, afinal, não éramos os únicos interessados no principal símbolo da cidade.
Outro lugar emblemático é o Muelle Viejo, o antigo cais que hoje abriga embarcações bem modernas. Algumas estão disponíveis para passeio, mas à noite descobrimos que muitas pessoas dormem nesses barcos ancorados. Uma forma original de passar a noite em Colonia.
O passeio às margens do Rio da Prata dessa vez não foi tão agradável, pois ventava muito, mas continua sendo interessante, principalmente à noite, quando é possível avistar as luzes de Buenos Aires do outro lado das águas.
Mas não é preciso enumerar as atrações de Colonia. Na verdade não há nenhum lugar imperdível. A graça está no conjunto. Mapas são totalmente dispensáveis. O centro histórico é pequeno e é possível percorrê-lo por inteiro em poucas horas, mas isso não significa que você deva fazê-l0.
O ideal é não ter pressa. Colonia não é uma cidade para ser apreciada correndo. Na verdade, ela merece muito mais que um bate e volta. O bom é se perder por suas ruelas, ver e rever suas lindas casinhas e curtir tudo com preguiça, como esses ilustres moradores que encontramos por lá. :-)
E, bom, eu exagerei lá no inicinho do post. Com um pouquinho de paciência, ainda é possível ter a Calle de los Suspiros só para você! :-)
Para saber como foi nossa primeira viagem a Colonia del Sacramento, clique aqui e aqui.
Adorei ver essas fotos de Colonia e lembrar do dia tão bom que tive por lá.
Vc sabe que foi uma das responsáveis por ter ido. Ta, foi um bate-volta de Buenos Aires, mas valeu tanto.
Bjo
Eu lembro quando você foi. Lá no inicinho do blog. :-)
Legal a comparação entre as fotos de 2007 e 2012. E daqui a pouco vai ter uma floresta de carros antigos por lá ;)
Arthur, os carros antigos se multiplicaram! Uns continuam no mesmo lugar, mas há vários carros antigos novos. ;-)
Ei Camila,
Conheci Colonia em Nov/2009 num bate-volta de Buenos Aires e adorei. Achei a cidade super charmosa. Não cansei de fotografar as casinhas e as luminárias. :)
Belo relato e belas fotos! Parabéns!
Beijos,
Lillian.
Lillian, você, que gosta de fotografar, deve ter ficado bem contente em Colonia. Ela é mesmo muito charmosa. Bem no estilo da “nossa” Tiradentes. ;-)
Beijos!
Hummm…fiquei com vontade de conhecer.
Abraço
Jodrian
Jodrian, o melhor é que o Uruguai tá aqui do ladinho. ;-)
Oi, Camila. Tudo bem? :)
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Feliz Ano Novo!
Até mais,
Natalie – Boia Paulista
Obrigada, Nati! Que delícia encerrar o ano aparecendo na viajosfera! :-)
Feliz Ano Novo pra você também! (Eu não sabia que você estaria trabalhando nas férias… rsrs)
Beijos!
Nossa que lindas fotos!!!! Adorei Camila!!! beijao
Melissa, Colonia é que é linda! :-) Beijos!
Não consegui conhecer Colonia na minha viagem p/ o Uruguai! Depois desse post já tenho um bom motivo para voltar para lá! :-)
Camila aproveito aqui para desejar para vc e toda família um feliz Natal e um ótimo 2013, com muita saude, felicidade e viagens!
bjus!
Obrigada, Guta! Um feliz Natal para você também e um lindo ano novo! Espero que em 2013 a gente consiga se encontrar! Até agora não acredito que não te vi no seminário!
Beijos!