Eu só conheci Belo Horizonte aos 19 anos. Mineira lá da pontinha do Triângulo Mineiro, demorei a colocar os pés na nossa capital. Em 2003, o Eduardo (na época meu namorado, hoje marido) me trouxe para conhecer sua cidade e, 10 anos depois, aqui estamos! Acabei me tornando uma cidadã belorizontina. O tempo passou, minha relação com a cidade mudou, mas meu cantinho preferido aqui continua sendo o mesmo que elegi na minha primeira visita à cidade: a Praça da Liberdade. Com certeza eu não sou a única a ter um carinho especial pelo lugar, pois o post que eu publiquei sobre a praça há alguns anos foi por muito tempo um dos mais acessados do blog.
Quando conheci a praça, apesar de ter me apaixonado por ela, achei um desperdício que aqueles prédios lindos ao seu redor não estivessem abertos à população. Apreciar aquele patrimônio histórico-arquitetônico apenas pelo lado de fora não era suficiente. Então, alguns anos depois, meu desejo se realizou! Em 2010 foi inaugurado o Circuito Cultural Praça da Liberdade, com a pretensão de ser o maior complexo cultural do país. Resumindo, os tais lindos prédios foram transformados em espaços culturais. Sem entrar no mérito da transferência dos órgãos públicos para a Cidade Administrativa, acho que não poderia ter acontecido nada melhor para o cenário cultural de Belo Horizonte.
O circuito ainda não está pronto e alguns espaços ainda estão sendo implantados, mas os que estão funcionando já são suficientes para nos convencer de que o circuito é uma ideia que deu certo. Ou melhor, para convencer quem o conhece, porque a triste realidade é que os belorizontinos ainda não aproveitam muito o precioso acervo que tem à disposição. A verdade é que poucos o conhecem! Espero que a situação mude, pois os espaços que já estão em funcionamento são sensacionais e quase todos são gratuitos. Atualmente, são doze atrações abertas à visitação (clique nos links em azul para ler sobre cada um deles):
- Arquivo Público Mineiro
- Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
- Casa Fiat de Cultura
- Centro Cultural Banco do Brasil
- Centro de Arte Popular – Cemig
- Centro de Formação Artística – Cefar Liberdade
- Espaço do Conhecimento UFMG
- Horizonte Sebrae – Casa da Economia Criativa
- Memorial Minas Gerais Vale
- Museu das Minas e do Metal
- Museu Mineiro
- Palácio da Liberdade
Também já está funcionando o Centro de Informação ao Visitante, na esquina da Praça da Liberdade com a Avenida Bias Fortes. O engraçado é que o polêmico prédio, apelidado de Rainha da Sucata por causa de sua arquitetura, digamos, exótica, foi construído, no final dos anos 80, para ser um centro de apoio turístico. Depois ele abrigou o Museu de Mineralogia (que hoje integra o Museu das Minas e do Metal) e agora retornou às suas funções originais. Estivemos lá no último fim de semana e fomos bem recebidos por atendentes que nos passaram algumas informações sobre o circuito. Apenas uma salinha na entrada estava aberta, mas o prédio ainda está em obras, então espero que o espaço ainda seja melhor aproveitado.
O Centro de Informação ao Visitante funciona todos os dias das 9h às 19h, exceto às quintas-feiras, quando o horário é estendido até as 22h. Por falar nisso, toda quinta os museus ficam abertos até mais tarde!
ATUALIZAÇÃO: O prédio Rainha da Sucata está em reformas e enquanto isso o Centro de Informação ao Visitante está funcionando temporariamente no prédio da antiga Secretaria Estadual de Transportes e Obras, o prédio verde da praça.
Nos próximos posts mostrarei aqui os espaços que já estão em funcionamento. Espero conseguir transmitir o quanto o Circuito é legal e, quem sabe, convencer algumas pessoas a entrarem nos prédios na próxima vez em que passarem pela Praça da Liberdade. Eu garanto que aqueles que passam reto nem imaginam o que estão perdendo. Na minha leiga opinião, alguns museus do Circuito Cultural Praça da Liberdade não devem nada aos melhores museus do país.
Enquanto isso, visite o site do Circuito Cultural Praça da Liberdade!
Para ver tudo o que já foi publicado sobre o Circuito Cultural Praça da Liberdade no Viaggiando, clique aqui.
Oi, Camila! Tudo bem? Nossa, fiquei tão feliz de ler esse seu post… Eu vou passar o feriado de páscoa aí em BH com uma amiga minha e estava justamente pesquisando coisas para fazer na cidade! =D
Caiu do céu essa sua dica. Aliás, também vou pesquisar aqui no blog se você indica alguns restaurantes vegetarianos bacanas, pois aí em Minas a comida costuma ser bastaaaante carnívora… Hehehe…
Abraço.
Oi, Lidia! Já tenho um post prontinho pra você! Olha aqui: https://www.viaggiando.com.br/2011/01/restaurantes-vegetarianos-em-bh.html
O post já tá meio antiguinho, mas as dicas continuam validas. E tem também o Néctar da Serra, que, além de servir sucos e saladas o dia todo, tem um buffet a quilo delicioso e cheio de opções para nós. O salpicao vegetariano deles é uma delícia! :-)
Oba! Muitíssimo obrigada, Camila! ;)
Abraço.
Oi, Camila. Tudo bem? :)
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem. a
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia Paulista
Obrigada, Natalie!
Mas peraí! Você está de férias! Vai lá curtir esse mar lindo e depois a gente conversa sobre #Viajosfera. ;-)
Estou emsaiando um final de semana em Belo Horizonte tem tempo… Este post veio em voa hora! Bjs
Oi, Liana! Então aguarde os próximos posts para programar seus passeios pela cidade! :-)