Eu juro que aconteceu por acaso! Eu não planejei estar em Portugal durante o Festival Internacional de Chocolate de Óbidos. Sei que quem me conhece vai achar difícil engolir essa, mas é a pura verdade. O máximo que eu fiz foi dar uma ajeitadinha no roteiro quando vi que estaríamos por lá no mesmo período, só para que estivéssemos em Óbidos durante o fim de semana, que é quando acontece o festival. Nada mais! E isso não é nenhum pecado, é? Qualquer um, até os menos chocólatras fariam isso, certo? Afinal, quem iria querer perder um dos maiores eventos da cidade?
A primeira vez que ouvi falar do festival foi no Desporto: viajar, o blog do Bruno, que é português. Ele mostra que Óbidos fica lotada nesse período (no ano passado passaram por lá 150 mil pessoas). Quando vi que nossa viagem coincidiria com o festival, fiquei com medo de não encontrar hospedagem ou de os preços estarem nas alturas, mas não foi bem assim. Acho que a maioria das pessoas faz apenas um bate e volta a Óbidos. Pela manhã e à noite a vila continuou tranquila como sempre, mas durante o dia foi outra história! Procurando bem, até era possível encontrar alguns cantinhos sossegados, mas as ruas estavam mesmo lotadas! Nem parecia ser a mesma cidade!
Fomos para a fila da bilheteria antes mesmo de abrir e por isso não havia muita gente na nossa frente, mas logo as pessoas começaram a se acumular atrás de nós. O ingresso, que já há alguns anos custa € 7, veio acompanhado de um brinde do patrocinador do evento, a Nestlé. Ainda bem que era preciso apresentar apenas o ticket na entrada, pois o brinde eu comi na hora. ;-)
O Festival de Chocolate acontece no terreno atrás do Castelo de Óbidos. Lá dentro respira-se chocolate. Quem não volta a ser criança ao ver uma cascata como esta de chocolate, mesmo que de mentira? Se você for doida por doces como eu, aposto que me entende!
As atrações ficam espalhadas pelo terreno, que tem espaço suficiente para abrigar o público sem aperto, pelo menos no dia em que estivemos lá. A programação para as crianças é diversificada e para elas aquele lugar deve ser um verdadeiro parque de diversões, ou melhor, o cenário de um conto de fadas, com direito a castelo e tudo!
Com todo esse apelo visual, é claro que dá fome. Para matar a vontade de comer doce, há uma praça de alimentação. Mas vou falar a verdade: achei os preços meio salgados… Pra não dizer que fui a um festival como esse e não comi nada, me rendi ao pastel de nata de chocolate. Era bom, mas nesse caso ainda prefiro o original.
Um dos programas do Festival de Chocolate é o Concurso Internacional de Receitas de Chocolate, voltado para cozinheiros amadores. O ingrediente principal das receitas deve ser o chocolate, é claro, e os candidatos as preparam ao vivo. Nós fomos na última semana do evento e vimos a execução do prato que ganhou o concurso: um suflê de chocolate. A vencedora foi a canadense Becky Dumas. Pena que meus dotes culinários não me permitiriam repetir a receita, mas parecia ser muito bom!
Mas a grande atração nós deixamos para o final: a Exposição de Esculturas em Chocolate. O tema do ano passado era “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (o desse ano é Jardim Zoológico) e os participantes criaram verdadeiras obras de arte! Mesmo sendo tudo tão lindo, não dá vontade de morder algumas dessas gostosuras? Ou só eu sou doida por chocolate a ponto de pensar em cometer um pecado desses?
Há ainda várias outras atividades no festival, como concurso de bolos, cursos de chocolateria, workshops e apresentações musicais e teatrais. Alguns restaurantes da cidade incluem em seus cardápios pratos especiais com chocolate e tem de tudo, não só sobremesas!
Se você estará em Portugal nos próximos dias, prepare-se, pois o XII Festival Internacional de Chocolate de Óbidos já vai começar! O evento acontecerá nos finais de semana entre os dias 14/03/14 a 06/04/14. A entrada custa € 7 para adultos. Para mais informações, consulte o site oficial.
Outros eventos que movimentam Óbidos ao longo do ano são o Mercado Medieval, que acontece entre julho e agosto, e a Vila Natal, de dezembro a janeiro. Óbidos já é uma gracinha e junto com algum desses eventos ela pode ficar ainda mais interessante. Para fugir da muvuca, é só aparecer por lá durante a semana. Para ter o melhor de cada dia, fique lá de quinta a sexta ou de domingo a segunda. Assim fica perfeito. :-)
Oi, Camila! Que delícia de post, literalmente! Adorei!
Adoro visitar esses eventos e aproveitar pra fazer cursos, conhecer pessoas de outros lugares. E as esculturas são sempre admiráveis.
Eu trabalho com chocolates e vou compartilhar seu post na minha página.
Beijos,
Karla
@cariocandoporai
@chokolateria
Karla, aposto que você iria adorar! Eu fui como mera espectadora, mas você iria ver o evento com outros olhos! Coloca Óbidos no seu calendário do próximo ano! ;-)
Sem dúvida! Viagem, chocolate… tudo de bom!
A tentação é grande! Quem sabe?
Bjs ;)
Olá. Que bom que o meu post te inspirou mesmo em ir ao Festival do Chocolate de Óbidos. Bem que me disse logo de cara que gostaste do festival e de Óbidos. E com uma estadia em Portugal e coincidindo de cara com a data do festival não dá mesmo para passar em claro. Que bom que gostou. Um abraço, Bruno
O melhor foi ter a chance de ver Óbidos antes e durante o festival. A cidade se transforma!
Sou chocólatra, mas nunca tinha ouvido falar desse festival!
E viu que já tá na 12ª edição? Mas acho que ele é mais famoso entre os portugueses mesmo.