Se com todos os meus inúmeros e demorados posts eu ainda não consegui te convencer a colocar Portugal no roteiro da sua próxima viagem à Europa, acho que já não sei mais o que fazer! Mas não custa nada fazer uma última tentativa, né? Por isso vou elencar alguns motivos que tornam o país tão interessante para os viajantes brasileiros. Você pode até encontrar um ou outro desses motivos em mais alguns países europeus, mas tudo junto só mesmo em Portugal! Tá esperando o quê?
1. Porque é uma delícia visitar a Europa falando português
Por mais que a gente fale outra língua, nada substitui o prazer de falar o português. Os sons nas ruas nos são familiares e as conversas surgem de forma natural. E é muito legal ficar encontrando as similaridades e as diferenças entre o português daqui e o de lá. Você perceberá expressões novas e descobrirá que algumas coisas que fala desde pequeno e que jurava que eram tipicamente brasileiras na verdade são compartilhadas entre Brasil e Portugal.
2. Porque Portugal é o país europeu mais próximo do Brasil
Eu adoro viajar, mas daí a dizer que eu gosto de viajar de avião já é um exagero. As horas intermináveis apertadinha no assento da classe econômica para mim são um suplício necessário, mas nada agradáveis. E se dá para ir para a Europa gastando menos tempo, por que não?
3. Porque há voo direto saindo de várias capitais brasileiras
Para quem não mora em São Paulo, a maioria das viagens internacionais viram horas e horas de espera em aeroportos. A gente tem que se deslocar até lá e, por medo de atrasos e cancelamentos, acaba chegando com bastante antecedência e tendo que aguentar horas de espera até a saída do voo principal. Quando a gente embarca, já está exausto! Embarcar em Belo Horizonte e já desembarcar em Lisboa foi uma maravilha! E a TAP tem voos para Portugal saindo de várias capitais brasileiras, uma facilidade e tanto para quem não mora em São Paulo.
4. Porque é (relativamente) barato
Que a Europa é cara a gente já sabe, mas ainda há alguns países em que a gente não sofre tanto quando converte os preços em euro para o nosso real. E Portugal é um deles! É possível viajar por lá gastando bem menos do que na maioria dos países europeus. Dá para encontrar ótimas opções de hospedagem e alimentação por preços bem razoáveis.
5. Porque o país é pequeno
Para nós, brasileiros, acostumados com longas distâncias, é difícil chamar qualquer coisa de longe. Eu, por exemplo, moro a mais de 1.000 km de distância dos meus pais. E olha que estamos em estados vizinhos, Minas Gerais e Goiás! As viagens por aqui geralmente exigem bastante tempo. Que delícias que é viajar por Portugal e descobrir que a maioria das atrações ficam a poucas horas de distância umas das outras e que a gente pode cruzar o país de norte a sul e de leste a oeste em poucos dias se quiser!
6. Porque é também cheio de atrações
Mas é claro que a gente não vai sair correndo por Portugal achando que é só passar rapidinho pelas cidades e pronto, tá visto! Apesar de pequeno, o país é recheadíssimo de atrações. A cada poucos quilômetros a gente descobre algo que merece ser visto, é uma verdadeira perdição!
7. Porque a temperatura é agradável
Não é preciso se preocupar muito com a época da viagem a Portugal, pois o país é visitável o ano todo. O verão não assusta nenhum brasileiro e mesmo o inverno não é tão difícil, pois não há neve nas ruas para atrapalhar os passeios.
8. Porque Portugal é o paraíso para quem gosta de doces
Não vou dizer mais nada. Dê uma olhadinha no que escrevi sobre os Doces de Portugal e depois a gente conversa.
9. Porque é uma chance de conhecermos melhor a nossa história
A gente ouve falar durante nossa vida escolar inteira sobre a navegação portuguesa, o “descobrimento” do Brasil, a nossa independência… Visitar alguns palácios e museus de Portugal é sentir essa história de perto, é dar cor a um monte de coisas que a gente só conhece no papel. De certa forma, é conhecer também grande parte da nossa história.
10. Porque a gente pode quebrar muitos preconceitos
A receita da minha viagem perfeita exige um mínimo de planejamento, bom humor e sorte. E isso tudo eu tive em Portugal. Mas talvez a maior sorte foi ter encontrado pelo caminho apenas pessoas gentis. Voltei com uma ótima impressão dos portugueses e com certeza foi isso o que tornou a viagem tão especial. Você já deve ter ouvido relatos de pessoas que amaram Portugal e de algumas (poucas, eu espero!) que odiaram. Eu aconselho qualquer um a tirar suas próprias conclusões. Vá com o coração aberto e deixe Portugal te conquistar!
Para ler tudo o que já foi publicado sobre Portugal no Viaggiando, clique aqui.
Olá. Adorei seu post e principalmente a parte que você diz para irmos de coração aberto. Estou indo pra Portugal em agosto e é exatamente isso que quero fazer: abrir meu coração. Todos meus amigos que foram adoraram e sempre me recomendam visitar o país. Minha visita ao país será incrível, tenho certeza.
Obrigada, Johnnie! Espero que sua viagem seja tão especial quanto a minha! Depois volte aqui para me contar como foi.
Oi,encontrei seu blog “por acaso” e estou amando,ainda mais que Portugal é o primeiro país que quero conhecer,antes mesmo de ir já sou apaixonada por tudo que já li é confesso que não vejo a hora de ir rsrsrs,pretendo ficar 30 dias e acho que como todos vocês ainda voltarei com a ssensaçao de que deixei algo pra trás. bom adorei seu blog e pode ter ser certeza q o acompanharei com mais freqüência.Um grande abraço a todos.
30 dias em Portugal? Que delícia! Aposto que sua paixão só irá aumentar depois da viagem! :-)
Camila, adorei seu Viaggiando. Pretendo ir a Portugal ano que vem. Meu sonho de consumo há anos. Minha primeira viagem para a Europa. Li e não vi. Como foi seu roteiro? Poderia me passar. Fiz o meu de Lisboa e …agarrei. Não consigo saber para onde vou a partir de lá. Se puder me ajudar, ficarei feliz. Beijinhos
Cristiane, meu roteiro completo está neste post: https://www.viaggiando.com.br/2013/05/portugal-um-caso-de-amor.html
E a lista com todos os posts está aqui: https://www.viaggiando.com.br/2014/08/portugal-indice-de-posts.html
Portugal é surpreendente, comida excelente, e patrícios muito atenciosos, eu certamente elegeria a cidade do Porto pra minha aposentadoria, sempre escapando e dando uma passarinha por Belém, pra saborear os pasteis, é claro!
Eu só não consigo escolher uma cidade preferida. Talvez eu ficasse em Braga e de lá uma esticadinha até Porto é bem fácil ;-)
Onde é que eu assino? Concordo com absolutamente tudo! Sonho de vida: curtir minha aposentadoria em Lisboa. O motivo 9 foi o que despertou meu interesse pelo país.
Foi meu principal motivo também, Mirelle!
Destaco principalmente o ponto 6! O Portugal têm mesmo muito que ver, desde cidade, campo, serra, mar, neve, praia, historia, arquitectura, desporto, descanso, boa comida, há de tudo! e tudo perto! qualquer pessoa vai adorar conhecer Portugal!
O país é pequenininho, mas é infinito para quem o visita!
Adorei!!!! Vou passar só três dias em Lisboa (em janeiro), mas tenho muita vontade de fazer uma road trip lusitana e conhecer o máximo de coisas possíveis por lá!
Nem preciso dizer que a parte de doces me ganhou sem esforço algum né?!
Beijão!
Menina, dá para fazer um roteiro em Portugal só procurando os doces típicos! É uma loucura!