Botsuana levou uma vantagem no Projeto 198 Livros. Eu não tinha muitas opções de leitura, mas acabei lendo não só um, mas dois livros do país. Isso porque eu escolhi When Rain Clouds Gather, mas a melhor edição que encontrei trazia também Maru. Ambos são romances da escritora Bessie Head. Apesar de ter nascido e crescido na África do Sul, aos 7 anos ela se mudou para Botsuana e lutou para conseguir sua cidadania no país. Ela é um dos maiores nomes da literatura botsuana.
When Rain Clouds Gather foi o primeiro romance de Bessie Head, finalizado 3 anos após ela se mudar com o filho para Botsuana. Makehaya, o protagonista do livro, parece ter algumas coisas em comum com ela. Assim como a autora, ele também busca asilo no país vizinho após se envolver com grupos políticos que lutavam contra o apartheid. Ele se muda para o vilarejo de Golema Mmidi e conhece Gilbert, um inglês branco que se estabeleceu por lá para tentar ensinar técnicas mais modernas de agricultura à população local. Os dois começam a trabalhar juntos e enquanto isso Makehaya tenta se integrar à comunidade.
Confesso que ao conhecer a figura de Gilbert eu fiquei com medo de estar frente a frente com mais um homem branco salvador que generosamente vai à África levar seu vasto conhecimento a um povo primitivo. E no fim das contas ele talvez seja isso mesmo, mas pelo menos não podemos dizer que ele é o único protagonista dessa história. O livro traz uma pluralidade de personagens, homens e mulheres, jovens e velhos, letrados e analfabetos, bons e maus, para compor Golema Mmidi.
“It was as though the concept of working with acres and acres of land was incomprehensible to the majority of poverty-stricken people, who were content to scrape a living off a thin ribbon of earth. There wasn’t much bother and fuss about subsistence living either. Large chunks of the year went by just watching the sunrise and sunset, and who knew too if the subsistence man did not prefer it this way? It was easy, almost comparable to the life of the idle rich, except that the poor man starved the year round.”
Maru também seria uma boa opção, mas When Rain Clouds Gather é a melhor escolha para o Projeto 198 Livros, pois aborda uma gama maior de temas relevantes e traz mais informações sobre Botsuana. Sem dúvidas ele seria um ótimo livro para discussão em um clube de leitura.
When Rain Clouds Gather foi publicado originalmente em inglês, em 1968, por Victor Gollancz. Eu li o romance na edição When Rain Clouds Gather & Maru, publicado pela Virago Press em 2010.
Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.
Oi, Camila, obrigada mais uma vez por compartilhar conosco sua experiência de leitura. Como já escrevi algumas vezes: espero que esses livros sejam uma dia traduzidos para o português.
Depois que “Uma carta tão longa”, da Mariama Ba, foi publicado aqui décadas após sua publicação, tenho esperanças de ver muita coisa boa chegar aqui ainda!